quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Organizando seus Estudos - Parte I

Sempre vejo guitarristas com muitos anos de estrada e métodos, darem dicas de como organizar os estudos.
Por isso resolvi criar esse tópico "Organizando Estudos", pois, acho legal isso, às vezes o estudante de guitarra fica perdido no que estudar, principalmente aqueles que são autodidatas ou querem ir além de suas aulas, para terem uma idéia do que virá pela frente.


Estudar música ou determinada técnica, requer atenção, concentração, dedicação, paciência e regularidade! O que você acha que te deixaria em forma? Jogar futebol 5 horas seguidas no domingo ou três vezes por semana? Se você respondeu três vezes por semana, você acertou. Com a guitarra é a mesma coisa. Se você quer tocar alguma passagem, solo, ou base, que seja complexa, estude de forma lenta e gradativa. Caso seja um solo,divida-o por frases, até que as mesmas estejam soando da forma correta, pois a sonoridade é muito importante. Tocar o instrumento várias horas por dia, sem disciplina e objetivo, não trará resultado algum, por isso organize seu estudo. Reserve um horário do seu dia para estudar e depois do conteúdo estudado, se divirta com o instrumento. Existem várias formas de deixar o estudo dinâmico e interessante, motivando-nos a estudar com dedicação. Abaixo vão algumas dicasde como organizar seu estudo:

Como Estudar?
Para se concentrar, um lugar que seja ventilado, tranquilo e silencioso e essencial. Organize o conteúdo que você quer estudar:

Dia da Semana: Segunda
Conteúdo técnico: Palhetada (30 min), Ligados (30 min).
Repertório (30 min), Audição (30 min).

Dia da Semana: Terça
Conteúdo técnico: Vibratos (30 min), Bends (30 min).
Demais Itens de Estudos: Repertório (30 min), Audição (30 min).

Dia da Semana: Quarta
Conteúdo Técnico: Slides (30 min), Tapping (30 min).
Demais Itens de Estudos: Leitura (30 min), Audição (30 min).

Dia da Semana: Quinta
Conteúdo Técnico: Sweep Picking (30 min), Alavancadas (30 min).
Demais Itens de Estudo: Criação (30 min), Audição (30 min).

Dia da Semana: Sexta
Conteúdo Técnico: String Skiping (30 min), Harmônicos Artificiais (30 min).
Demais Itens de Estudo: Repertório (30 min), Audição (30 min).



Obs*.: Swep Picking: Técnica que que utiliza a palheta em uma única direção com a finalidade com a finalidade de produzir uma grande quantidade de notas rapidamente, ou facilitar a passagem de uma corda para a outra.
String Skiping: É o salto de cordas, ou seja, ao invés de plalhetar ou ligar as notas em cordas seguintes, pulamos a corda (Ex: Saltamos da Corda Si para a corda Ré).
Harmônicos Artificiais: Temso basicamente 2 tipos. Um é feito através do choque do dedo e a palheta sobre a corda, e o outro é conseguido através do toque sobre o traste correspondendo a nota oitavada da qual você está tocando.


Repertório: Pegue qualquer peça que tenha vontade de tocar e estude-a. Pode ser música, riff, solo, etc.
Interpretação: Não importa o que você vai tocar e sim como vai 'interpretar', entendeu!
Criação: Crie um riff, solo, execício, com o conteúdo estudado.
Se concentre naquilo que estiver estudando e sempre use um metrônomo, pois assim você tem um parâmetro para medir seu desenvolvimento. Certifique-se de que a sua coluna não esteja torta, qu suas mãos estejam nas posições corretas e relaxe, com tensão os resultados não seram alcançados.
Tenha paciência! Aumente a dificuldade e depois passe para outro tópico da lista. Estude cada tópico de 15 a 30 minutos e depois mude, assim você fica menos entediado e cobre um conteúdo muito maior. E por último, estude com regularidade, assim você tocará muito melhor! Eu garanto!

Obs**.: A tabela acima é um roteiro de 2 horas diárias, que permite ao estudante se concentrar melhor em cada tópico/técnica especifico/a, trazendo resultados muito mais rápidos! Você não precisa seguir este modelo! Crie o seu próprio roteiro de estudo e faça o seu tempo render da forma que achar melhor, o importante é estudar com atenção e dedicação!!


Bom, chegamos ao final da  parte I do "Organizando Seus Estudos". Nessa primeira parte abrangei algo mais básico para os iniciantes, o que pode ser tirado para estudantes mais avançados são as técnicas. Logo estarei postando a Parte II, mas será uma pouco mais intermediária ao avançado.

Até Breve! Abraços!

2 comentários:

  1. Muito bom essas ordens, vou usar todas com 15min só, pra eu num ficar entediado de mais :D

    ResponderExcluir
  2. ei cara de boa ese teu site,e tu fe umas postagens legal sobre como organiza os estudos tuas ideias se batem com as minas em relação a isto porem eu queria tua ajua não pra elabora um guia e treino mas um guia e estudo mesmo partino o ero como se eu não soubesse nada ate cega em um nivel de um jime hedrix kkkkkk, vc me entende ne? vc poderia me ajudar criando esse guia e estudo?vc so prescisa dizer em orem a teoria a ser estudada e as tecnicas em ordem pr\ poder entener o conteuo seguinte e a tecnica o mesmo jeito pra poer faer a seguinte não prescisa coloca falano o tema se fier outro poste sobre eu agraeço + no mometo e so um guia o que eu evo estudar ,eu ja fi aula aprendi muita coissa na net + to pretendendo estuar a parti teorica que eu aco muito legal,posso contar com vc?ese ja muito obrigado me add no face pra nos trocarmos umas ideias https://www.facebook.com/lucassilva.biancamelo?ref=tn_tnmn

    ResponderExcluir