sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Mandamentos do Guitarrista Brasileiro

1 - Aprenda a tocar diferentes estilos

Não existe nada melhor do que tocar rock and roll, mas para ganhar a vida como guitarrista é preciso aprender a driblar o preconceito e ser competente também em outros estilos. A maioria dos grandes guitarristas começou tocando em bandas covers, muitas vezes com repertório variado para agradar a todos os públicos. No início, guarde suas composições para o seu projeto pessoal. e nunca seja radical.

2 - Monte um estúdio em casa

Computador não serve apenas para conhecer gente na Internet: ele é sua porta de entrada também para o mundo das gravações. Antigamente, era impossível gravar um som de guitarra decente se você não tivesse um bom estúdio e equipamento caríssimo. Hoje isto mudou: com uma boa placa de som e bons softwares dá pra tirar um som inacreditável sem sair do seu quarto.

3 - Não fique preso ao mundo real

Não adiantar tapar o Sol com a peneira: é na Internet que estão as maiores chances de você divulgar o seu trabalho. Crie um website, invista uma parte do seu tempo trocando ideias em comunidades como Orkut e Myspace e não tenha vergonha de mandar e-mails avisando seus amigos sobre os seus próximos shows. A Internet é a mídia mais barata e mais inventada até hoje.

4 - Faça amizade com outros músicos

Como todo campo profissional, a música também depende muitos dos contatos pessoais. No mundo empresarial, isso se chama "networking". Manter o contato com outros músicos não é bom apenas pra trocar idéias sobre técnicas e equipamentos: é das amizades que surgem as melhores parcerias. Quando aquele seu amigo ouvir falar de uma banda que precisa de guitarrista, pode ter certeza que le vai se lembrar de você. 
 
5 - Você nunca será o melhor do Mundo

Você deve fugir de suas coisas pra se dar bem no mundo da música: a arrogância e a inveja. Nunca ache que você é o melhor do mundo, se achar guarde essa opinião pra você. E nunca tenha inveja de um guitarrista que toca melhor que você: eles sempre vão existir. Aprenda com isso: o importante é escolher bons professores e métodos de estudo eficientes.

6 - Música não é competição

Quando se gastar muito tempo estudando, é normal prestar atenção nos outros guitarristas para comparar as técnicas e, principalmente, a velocidade. Mas não se esqueça que música não é uma competição para ver quem toca mais rápido: jimi hendrix e Eric Clapton vão viver para sempre, ao contrário de guitarristas que imitam uns aos outros e acham que o importante é tocar mil escalas por segundo.

7 - Descubra o seu próprio estilo

É uma das maiores dificuldades para um guitarrista em qualquer fase da carreira é descobrir o seu próprio estilo. Ser influenciado por outros músicos é ótimo: passar a vida inteira copiando seu ídolo é péssimo. Misture suas influências num caldeirão e veja o que vai de lá.
Nunca tenha medo de tentar ser diferente.

8 - Não seja bitolado

Você só pensa em tocar guitarra 24 horas por dia? Pois está na hora de dividir a cabeça com outras formas de expressão artística. Dê um descanso para os dedos e gaste parte do seu tempo com filmes, livros, exposições - toda forma de arte é importante e toda experiência pode se tornar uma nova forte de inspiração musical.

9 - Se quiser ser profissional, pense como um!

Você gosta tanto de guitarra que continuará tocando mesmo sem ganhar um centavo por isto?
Pense bem. Para seguir a carreira de músico é importante pensar como um profissional: sua música é o seu trabalho. Corra atrás de formar de ganhar dinheiro: sessões como músico de estúdio, gravação de jingles, apresentações em bares, teatros e até casamentos... encare a música com profissionalismo e uma hora você terá a oportunidade de mostrar o seu próprio som.

10 - Seu instrumento é o seu melhor amigo

Para ser músico você tem que ter respeito pela música e, principalmente, pelo seu instrumento.
Ele é o elo de ligação entre o que seu coração quer dizer e o seu público vai ouvir. Encare-o com uma extensão do seu corpo, uma parte fundamental de quem você é.
Trate bem a sua guitarra e vocês serão felizes para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário