segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Campo Harmônico Maior

Campo Harmônico é um conjunto de acordes que forma uma harmonia. Esses acordes são extraídos de uma só escala estrutural, geralmente a escala jônica ou maior. Também pode ser chamado de estrutura tonal visto que o desenvolvimento da harmonia está inteiramente ligado ao aparecimento e desenvolvimento do conceito de tonalidade.


Campo Harmônico

As melodias geralmente são feitas dentro de um contexto em que existe um Centro Tonal indicando uma harmonia e uma escala. Para montar o campo harmônico da escala maior é necessário conhecermos os intervalos e notas pertercentes a ela e depois montamos os acordes em cada intervalo de acordo sobrepondo as terças. O resultado serão 7 acordes, sendo que cada um poderá ser classificado de acordo com os conceitos da harmonia funcional:1º Grau (tônica), 2º Grau (supertônica), 3º Grau (mediante), 4º Grau (subdominante), 5º Grau (dominante), 6º Grau (superdominante) e o 7º Grau (sensível). Os acordes perfeitos (maiores ou menores, consoante a tonalidade em que se inscreve a melodia) que se formam sobre estes graus da escala (que é o fundamento da tonalidade) é que vão definir a estrutura do acompanhamento harmônico que está subjacente à melodia.

Intervalos da escala maior

I - 1 tom - II - 1 tom - III - 1/2 tom - IV - 1 tom - V - 1 tom - VI - 1 tom - VII - 1/2 tom - VIII

Notas da escala Dó maior (C)

11111

Do -1 tom- Re -1 tom- Mi -1/2 tom- FA -1 tom- Sol -1 tom- La -1 tom- Si -1/2 tom- Do

Exemplo de Campo Harmônico de C (dó)

Para formar um acorde com terças inicie com a nota do grau desejado, pule o grau seguinte e adicione a próxima nota sucessivamente até formar um acorde de 3, 4 ou 5 notas:

C => (do, mi, sol) ou CMaj7 => (do, mi, sol, si)

Para se formar um acorde maior, como vimos acima, segue também os intervalos entre as notas dos acordes:

2 tons da tônica para a terça (de C para E) 1 tom e meio da terça para a quinta (de E para G) 2 tons da quinta para a sétima (de G para B)

obs:Todos os acordes MAIORES com sétima MAIOR, irão ter os mesmos intervalos.

Dm => (re, Fa, la) ou Dm7 => (re, fa, la, do)

Intervalos para um acorde MENOR, exemplo: Dm

1tom e meio da tônica para a terça (de D para F) 2tons da terça para quinta (de F para A) 1tom e meio da quinta para sétima (de A para C)

obs:Todos os acordes MENORES com sétima MENOR, irão ter os mesmos intervalos.

Veja o Campo Harmônico de C MAIOR:

| C | Dm | Em | F | G | Am | Bm7(b5) ou BØ|

Notas da escala Mi maior

E -1 tom- F# -1 tom- G# -1/2 tom- A -1 tom- B -1 tom- C# -1 tom- D# -1/2 tom- E

Exemplo de Campo Harmônico de E (Mi)

| E | F#m | G#m | A | B7 ou B | C#m | D#m7b5 ou D#Ø |

Os acordes formados no campo harmônico maior sempre seguirão uma regra, que é a seguinte:

1º grau: sempre maior. ex: C/

2º grau: sempre menor. ex: Dm/

3º grau: sempre menor. ex: Em/

4º grau: sempre maior. ex: F/

5º grau: sempre maior com sétima. ex: G7 ou G/

6º grau: sempre menor. ex: Am/

7º grau: sempre meio diminuto. ex: Bm7(b5) ou BØ ou Bdim


Campo Harmônico Maior

C Dm Em F G Am BØ

G Am Bm C D Em F#Ø

D Em F#m G A Bm C#Ø

A Bm C#m D E F#m G#Ø

E F#m G#m A B C#m D#Ø

B C#m D#m E F# G#m A#Ø

F# G#m A#m B C# D#m E#Ø

C# D#m E#m F# G# A#m B#Ø

F Gm Am Bb C Dm EØ

Bb Cm Dm Eb F Gm AØ

Eb Fm Gm Ab Bb Cm DØ

Ab Bbm Cm Db Eb Fm GØ

Db Ebm Fm Gb Ab Bbm CØ

Gb Abm Bbm Cb Db Ebm FØ

Cb Dbm Ebm Fb Gb Abm BbØ

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