Campo Harmônico é um conjunto de acordes que forma uma harmonia. Esses acordes são extraídos de uma só escala estrutural, geralmente a escala jônica ou maior. Também pode ser chamado de estrutura tonal visto que o desenvolvimento da harmonia está inteiramente ligado ao aparecimento e desenvolvimento do conceito de tonalidade.
Campo Harmônico
As melodias geralmente são feitas dentro de um contexto em que existe um Centro Tonal indicando uma harmonia e uma escala. Para montar o campo harmônico da escala maior é necessário conhecermos os intervalos e notas pertercentes a ela e depois montamos os acordes em cada intervalo de acordo sobrepondo as terças. O resultado serão 7 acordes, sendo que cada um poderá ser classificado de acordo com os conceitos da harmonia funcional:1º Grau (tônica), 2º Grau (supertônica), 3º Grau (mediante), 4º Grau (subdominante), 5º Grau (dominante), 6º Grau (superdominante) e o 7º Grau (sensível). Os acordes perfeitos (maiores ou menores, consoante a tonalidade em que se inscreve a melodia) que se formam sobre estes graus da escala (que é o fundamento da tonalidade) é que vão definir a estrutura do acompanhamento harmônico que está subjacente à melodia.
Intervalos da escala maior
I - 1 tom - II - 1 tom - III - 1/2 tom - IV - 1 tom - V - 1 tom - VI - 1 tom - VII - 1/2 tom - VIII
Notas da escala Dó maior (C)
11111
Do -1 tom- Re -1 tom- Mi -1/2 tom- FA -1 tom- Sol -1 tom- La -1 tom- Si -1/2 tom- Do
Exemplo de Campo Harmônico de C (dó)
Para formar um acorde com terças inicie com a nota do grau desejado, pule o grau seguinte e adicione a próxima nota sucessivamente até formar um acorde de 3, 4 ou 5 notas:
C => (do, mi, sol) ou CMaj7 => (do, mi, sol, si)
Para se formar um acorde maior, como vimos acima, segue também os intervalos entre as notas dos acordes:
2 tons da tônica para a terça (de C para E) 1 tom e meio da terça para a quinta (de E para G) 2 tons da quinta para a sétima (de G para B)
obs:Todos os acordes MAIORES com sétima MAIOR, irão ter os mesmos intervalos.
Dm => (re, Fa, la) ou Dm7 => (re, fa, la, do)
Intervalos para um acorde MENOR, exemplo: Dm
1tom e meio da tônica para a terça (de D para F) 2tons da terça para quinta (de F para A) 1tom e meio da quinta para sétima (de A para C)
obs:Todos os acordes MENORES com sétima MENOR, irão ter os mesmos intervalos.
Veja o Campo Harmônico de C MAIOR:
| C | Dm | Em | F | G | Am | Bm7(b5) ou BØ|
Notas da escala Mi maior
E -1 tom- F# -1 tom- G# -1/2 tom- A -1 tom- B -1 tom- C# -1 tom- D# -1/2 tom- E
Exemplo de Campo Harmônico de E (Mi)
| E | F#m | G#m | A | B7 ou B | C#m | D#m7b5 ou D#Ø |
Os acordes formados no campo harmônico maior sempre seguirão uma regra, que é a seguinte:
1º grau: sempre maior. ex: C/
2º grau: sempre menor. ex: Dm/
3º grau: sempre menor. ex: Em/
4º grau: sempre maior. ex: F/
5º grau: sempre maior com sétima. ex: G7 ou G/
6º grau: sempre menor. ex: Am/
7º grau: sempre meio diminuto. ex: Bm7(b5) ou BØ ou Bdim
Campo Harmônico Maior
C Dm Em F G Am BØ
G Am Bm C D Em F#Ø
D Em F#m G A Bm C#Ø
A Bm C#m D E F#m G#Ø
E F#m G#m A B C#m D#Ø
B C#m D#m E F# G#m A#Ø
F# G#m A#m B C# D#m E#Ø
C# D#m E#m F# G# A#m B#Ø
F Gm Am Bb C Dm EØ
Bb Cm Dm Eb F Gm AØ
Eb Fm Gm Ab Bb Cm DØ
Ab Bbm Cm Db Eb Fm GØ
Db Ebm Fm Gb Ab Bbm CØ
Gb Abm Bbm Cb Db Ebm FØ
Cb Dbm Ebm Fb Gb Abm BbØ
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