quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Intervalos


Do período Barroco (final do século XVII a meados do século XVIII) remonta a Teoria dos Afetos, ou Doutrina das Paixões: a música é capaz de provocar e/ou representar emoções. O intervalo consiste da combinação (simultânea ou sucessiva) entre 02 notas, que estão separadas uma da outra a uma certa distância(medida em semitons e/ou tons). Cada combinação diferente causa um “efeito” próprio, que está relacionado com os harmônicos da série harmônica. Algumas observações:
Grave     =  Baixo.         
Agudo     =  Alto.
Altura    =  relação entre grave(baixo) e agudo(alto).
Uníssono  =  mesmas notas na mesma altura(com frequências iguais).
Oitava    =  mesmas notas em alturas diferentes (com frequências de razão 2:1).
Intervalos Melódicos = as notas são tocadas uma após a outra (são sucessivas). Sentido horizontal = sentido da melodia.
          Intervalos Harmônicos = as notas são tocadas ao mesmo tempo (são simultâneas). Sentido vertical = sentido da harmonia.
 

 Classificação dos intervalos:  Maiores/Menores = 2ª              e        Justos = 4ª    (8ª)

                             Esquema:
Diminuto           MENOR     MAIOR          Aumentado
Diminuto                  JUSTO                  Aumentado
   _    b                                                              #    +

Intervalos Simples = intervalos que compreendem uma oitava.
Intervalos Compostos = intervalos que passam de uma oitava.
 

                            Intervalos Simples   =     2ª          3ª          4ª          5ª          6ª          7ª        (8ª)

                        Intervalos Compostos =    9ª                        11ª                      13ª          

Obs.: o intervalo composto é o intervalo simples uma oitava acima. O intervalo composto pode estar mais do uma oitava acima do seu intervalo simples correspondente.

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