sexta-feira, 29 de abril de 2011

Pedais de Efeito

Pedais de Efeito Explicados

Distorção

Também conhecido como clipping, a distorção corta fora as freqüências extremas de um som.

Em outras palavras, ela elimina os agudos mais agudos e os graves mais graves, conseqüentemente criando um efeito de distorção. A Distorção é bastante usada por guitarristas de grunge, metal, hard core, e hard rock. Bandas como Pearl Jam, Iron Maiden, AC/DC e Guns n’ Roses. Pedais de efeito como Metal Zone e Distortion, ambos da BOSS, possuem controles eficientes, que podem ser ajustados para conseguir um som bem pesado.

OBS: Não confunda distorção com o efeito overdrive, que como veremos a seguir, funciona de uma forma diferente, e é bem mais leve.

Overdrive

Diferentemente da Distorção, Overdrive é apenas um ajuste de ganho além do que o mecanismo eletrônico pode agüentar, conseqüentemente criando um som levemente distorcido. As vezes o canal limpo do seu amplificador pode se gerar um overdrive se você jogar o volume lá em cima. Freqüentemente guitarristas de blues e de rock utilizam um pedal de overdrive para dar um som mais intenso a guitarra. É também comum guitarristas de rock somarem o efeito do pedal de overdrive a própria distorção do amplificador.

Chorus

O Chorus é um efeito de atraso de sinal que enriquece o som do instrumento de forma similar a um violão de 12 cordas. Este é um efeito sutil que praticamente todos os guitarristas deviam ter. O chorus tem um efeito trêmulo que produz um som profundamente exuberante. Ele faz isso ao misturar o sinal normal com um sinal que foi atrasado e que teve sua afinação levemente alterada para cima. O resultado é que você obtém o som de dois instrumentos tocando ao mesmo tempo, nota por nota.

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Flanger

O Flanger soa quase como um avião a jato voando sobre você. É um efeito que é parecido com o chorus, mas a afinação não é alterada. O sinal é apenas atrasado um pouco. Um guitarrista excelente que usa um pedal Flanger em seu set é Tom Morello, ex-Rage Against The Machine e Audioslave. Como podemos ver no vídeo abaixo, o som do Flanger lembra o som do Phaser, mas com pequenas diferenças.

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Reverb

Reverb é um efeito que simula a reflexão natural das ondas sonoras nas paredes do ambiente. Ele é frequentemente utilizado para dar uma sensação de profundidade ao som, e já vem incluído em muitos amplificadores.

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Phaser

O Phaser mistura o sinal normal com um sinal que vem através de um delay modulado (ou delay variado). O efeito que o Phaser faz no som é como um wah wah bem sutil. O vídeo abaixo mostra alguns sons que dá para tirar com o pedal.

Delay

O Delay faz exatamente o que o nome diz - atrasa. Ele repete o que você tocou logo em seguida. Pode ser usado para dar profundidade ao som ou criar um efeito elegante.

Tremolo

Tremolo é um efeito que age como se você estivesse abaixando e levantando a alavanca da sua guitarra à uma freqüência constante.

Octave

Octave é um efeito que adicona à cada nota tocada uma segunda nota exatamente uma oitava abaixo da original. Alguns produzem mais de uma oitava.

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Compressor

Compressor é um mecanismo que faz com que cada nota tocada saia do amplificador com o mesmo volume. Em outras palavras, ele suaviza as notas que você toca com mais força, e amplifica as notas que você toca mais fraco. Uma das vantagens é que esse efeito também adiciona bastante sustain às notas (faz as notas durarem mais tempo).

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Wah Wah

Wah Wah é um pedal que altera o timbre. Você pode acionar o pedal para frente e para trás

produzindo um som que soa como “Wah”. Ele é similar ao botão ‘tone’ presente na sua guitarra pela forma que ele funciona. Experimente girar esse botão até o máximo e depois até o mínimo. É parecido com pressionar o pedal wah wah todo para frente, ou todo para trás. Um pedal Wah Wah muito bom, considerado como padrão da indústria, é o Dunlop Crybaby.

Whammy

O Whammy é talvez o pedal mais difícil de se usar em uma música. No entanto, quem consegue, obtém os sons mais incríveis da guitarra. O que o Whammy faz é a mesma coisa que uma alavanca: quando você pressiona o pedal para frente, as notas vão ficando mais agudas. E, conforme você volta com o pé para trás, elas ficam mais graves.

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