domingo, 22 de maio de 2011

Arpejos


O que são Arpejos?
Quando tocamos as notas de qualquer acorde uma de cada vez estamos executando o arpejo do respectivo acorde. Desta forma os arpejos se dividem em tríades e tétrades ( 3 e 4 notas ). Na guitarra os arpejos acabam ficando com uma digitação de praticamente 1 nota por corda o que facilita o uso do sweep para alcançarmos maiores velocidades.
Como se faz?
Geralmente, em guitarra, os arpejos são tocados com Sweep (um tipo de palhetada), pois assim eles ganham mais velocidade. Porém há guitarristas – como Steve Morse, do Deep Purple - que preferem tocar os arpejos com palhetada alternada mesmo. Na maioria das vezes o arpejo é tocado uma nota por corda, como num acorde. Isso faz com que a mão esquerda ganhe bastante agilidade e destreza.
Por que usar sweep?
Em uma guitarra de seis cordas comum, você pode tocar seis notas em seguida com uma velocidade espantosa, apenas arrastando a palheta sobre as cordas. O sweep precisa de uma quantidade mínima de energia da mão da palheta.
Quem Faz?
Vários guitarristas têm seus estilos marcados pelo uso de arpejos, entre eles Yngwie Malmsteem, John Petrucci, Paul Gilbert e Rusty Cooley. Vale lembrar que foi o guitarrista Frank Gambale quem popularizou o uso de arpejos no Rock.






Nenhum comentário:

Postar um comentário