domingo, 14 de novembro de 2010

Progressão Blues de 12 Compassos

Lembra o que já vimos sobre progressão de acordes? Pois bem, vamos agora aplica-la ao Blues. Todo guitarrista interessado em Blues (na verdade também em rock) deve conhecer a progressão Blues de 12 compassos (de "cór" e salteado). Deve ser capaz de toca-la de olhos fechados, de trás para frente, etc.
Antes de passar à progressão propriamente dita acho que vale a pena lembrar a definição de compasso, qual seja, a de unidade métrica de tempo. Explico, muito embora seja meio complicado botar em palavras. Quando você ouve uma musica qualquer deve perceber que há sempre  uma batida rítmica (regular) de fundo. Cada uma destas batidas corresponde normalmente a um compasso (ou uma subdivisão deste). Ouça uma musica qualquer. Percebe? É como o tic-tac de um relógio. Se você não consegue perceber isto sozinho então temos um problema, pois não é possível explicar muito bem com palavras. O ideal seria procurar alguém que tenha algum conhecimento musical e pedir que ele(a) lhe mostre (na prática) o que um compasso significa. De qualquer forma, se ainda não conseguiu, é possível que você perceba isto tocando a progressão de Blues que veremos a seguir.
Na sua forma mais elementar esta progressão constitue-se de 3 linhas de quatro compassos cada. Em cada compasso toca-se um acorde, que vai sofrendo pequenas modificações em cada uma delas. Assim:
I / / /
I / / /
I / / /
I / / /
IV / / /
IV / / /
I / / /
I / / /
V7 / / /
V7 / / /
I / / /
I / / /
I = tônica (pode escolher o acorde correspondente ao tom que mais lhe agradar). Sugiro começar por algo como A ou E.
IV = quarto grau (também conhecido como subdominante)
V = quinto grau ou dominante sétima.
Experimente tocar este padrão fazendo com que cada compasso contenha 4 batidas. Pode bater com o pé mesmo. Bata ritmicamente, na velocidade que mais lhe aprouver, e a cada 4 batidas toque o acorde estabelecido. O momento de troca do acorde corresponde a primeira batida do compasso. Tente!
Para cada um dos diferentes tons maiores, por exemplo, pode-se usar os seguintes acordes:
I = C     IV = F      V 7 = G7
I = D     IV = G      V7 = A7
I = E     IV = A      V7 = B7
I = F     IV = B      V7 = C7
I = G     IV = C      V7 = D7
I = A     IV = D      V7 = E7
I = B     IV = E      V7 = F#7
Procure ouvir com atenção as relações entre os acordes. Particularmente entre a tônica e dominante 7. Procure perceber como a tensão cresce a medida em que se toca a dominante 7. Tensão esta que é aliviada quando se retorna à tônica. É como se esta última fosse chamada pela dominante 7. Esta relação entre tônica e a dominante 7 é muito importante na musica, não apenas no Blues. Faz na verdade parte de progressões comuns no rock, country, etc. Procure tentar identifica-la quando ouvir musica.
Observe que na seqüência de 12 compassos que vimos acima a tensão gerada pela dominante 7 nos compassos 9 e 10 foi aliviada retornando-se à tônica nos compassos 11 e 12. O que aconteceria então se substituir-mos o compasso 12 também pela dominante 7? Assim:
I / / /
I / / /
I / / /
I / / /
IV / / /
IV / / /
I / / /
I / / /
V7 / / /
V7 / / /
I / / /
V7 / / /
Neste caso você obtém um acorde que conduz outra vez para a tônica, ou seja, para um reinicio do fraseado. Utilize esta substituição quando você for repetir a progressão. Entretanto, você não deve terminar uma musica com uma dominante 7. Soa como um caso mal resolvido. Portanto, da última vez que você tocar a progressão, substitua outra vez no último compasso a V7 pela I.
Esta progressão pode soar ainda melhor se você atrasar um pouco a dominante 7 no último compasso, ou seja, segurar a tônica durante uma batida a mais no compasso de número 12. Veja abaixo:
I / / /
I / / /
I / / /
I / / /
IV / / /
IV / / /
I / / /
I / / /
V7 / / /
V7 / / /
I / / /
/ V7 / /
Experimente. Somente tocando você perceberá a diferença.
Outra modificação interessante consiste em substituir a dominante 7 do 10o compasso pela subdominante, tornando tudo um pouco mais "light". Dessa forma:
I / / /
I / / /
I / / /
I / / /
IV / / /
IV / / /
I / / /
I / / /
V7 / / /
IV / / /
I / / /
/ V7 / /
Experimente outra vez. Achou melhor? Não? Tudo bem, qualquer uma das duas progressões esta perfeita e, acho que você deve concordar comigo, soa muito bem.
Outra modificação interessante consiste em fazer com que as três últimas batidas do 4o compasso contenham uma tônica com sétima (I7), dessa forma:
I / / /
I / / /
I / / /
I I7 / /
IV / / /
IV / / /
I / / /
I / / /
V7 / / /
IV / / /
I / / /
/ V7 / /
Toque e ouça o resultado. Do meu ponto de vista soa melhor. Você cria uma nova tensão no meio do fraseado, que é aliviada pela subdominante. Na verdade, se você voltar e der uma espiada na relação de tônicas, subdominantes e dominantes no inicio desta lição perceberá que toda tônica é, ao mesmo tempo, a dominante 7 do acorde de IV grau, de tal forma que o que fizemos foi introduzir mais uma relação tônica/dominante 7.
Quando a progressão Blues de 12 compassos é tocada, normalmente a subdominante dos compassos 5, 6 e 10 é substituída pela subdominante 7, da seguinte forma:
I / / /
I / / /
I / / /
I I7 / /
IV7 / / /
IV7 / / /
I / / /
I / / /
V7 / / /
IV7 / / /
I / / /
/ V7 / /
Se você estivesse tocando esta progressão em A, por exemplo, teria os seguintes acordes:
A / / /
A / / /
A / / /
A A7 / /
D7 / / /
D7 / / /
A / / /
A / / /
E7 / / /
D7 / / /
A / / /
/ E7 / /
Toque e ouça o efeito de cada acorde. Evidentemente esta não é a única progressão utilizada no Blues mas é, sem dúvida alguma, a mais clássica e, por isto, acredito que deva servir como bom ponto de partida.
Freqüentemente no Blues todos acordes que compõem a progressão são tocados como sétimas. Experimente. Na verdade esta é a chave: experimente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário