sábado, 8 de janeiro de 2011

Música ou exibicionismo?

Fala Galera...Hoje eu não trago exercícios, apenas uma reflexão..



O que é música?

Esse tal feeling (sentimento) me ajuda em que?

Como fazer música?

Porque fazer música?

Técnica é importante?



Por incrivel que possa parecer, essas são as 5 perguntas que eu mais escuto pelos meus alunos. Então eu resolvi esclarece-las para todos...



Música é a forma de manifestar os sentimentos através de sons..Todas as pessoas que se espressam através de coisas diferentes como: um sorriso, uma cara feia, uma careta, um gesto..enfim, de formas diferentes..e com a música não é diferente. Seja com instrumentos ou com voz, as pessoas se expressam na maneira de cantar ou tocar..E uma coisa que poucas pessoas se atentam..uma mesma música é expressada pela mesma pessoa de maneiras diferentes dependendo do seu estado de espírito, e isso também vale para solos de guitarras, e qualquer instrumento..



Então isso mostra que fica impossível se fazer música sem o tal do Feeling, pois, ninguém pode compor escrevendo eu tocando aquilo que não sente...isso é música! Saber passar para as pessoas um sentimento que um dia você teve...



No caso da guitarra, meus alunos sempre me perguntam..."Quantas notas eu devo tocar por segundo para que eu seja compreendido?" Não existe um número exato de notas ou formas para ter uma boa música...tendo como exemplo alguns excelentes guitarristas que com apenas 1 bend prendem a atenção dos ouvintes.



Para fazer uma boa música o músico precisa ter como princípios básicos os ensinamentos de gramáticas da 2ª série...Uma história tem 3 partes: início, meio e fim, e na música não é diferente, toda música tem que contar algo com as 3 partes.



A maioria dos meus alunos me perguntam o porque de tanta cobrança para eu ouvir as composições deles..simples. É compondo que o músico se expressa, e quanto mais se compõe, mais se coloca pra fora o sentimento (feeling)...Geralmente as composições são baseadas em tudo aquilo em que sempre escutamos..então é bastante comum escutar uma ou outra frase ou lick de algum guitarrista...Só tomem cuidado para isso não virar vício e você acabar se tornando uma cópia.



E por fim vamos falar um pouco de técnica...Ela realmente é importante? Para que ela realmente serve?

A técnica é muito importante para o desenvolvimento de um músico, afinal, como tocar rápido sem técnica? Soaria totalmente embolado concorda? A técnica tem apenas uma finalidade, que é tornar a execução mais fácil, mas, infelizmente existem excelentes músicos que exageram nela, deixando a música chata e repetitiva...Então guardem uma frase que eu escutei a muitos anos atrás e me fez refletir nisso..."Música é igual a mulher, se pintar muito fica feia.." "Marcos de Ros"



Grande abraço a todos e até o próximo post...

Nenhum comentário:

Postar um comentário