Uma das chaves para dominar as técnicas e o estudo de violão/guitarra está no seu aprendizado sobre o instrumento. Dessa forma, conhecer o braço que está tocando é fundamental, pois só assim você saberá como tirar o melhor proveito dele.
Para isso, se faz necessário um breve estudo sobre a afinação padrão (convencional ou standard) desses instrumentos.
Ela consiste nas seguintes notas:
As notações sobre frequência feitas nessa tabela estão baseadas no padrão mundial, que utiliza como referência, o Lá4 (a' = 440 Hz).
Em algumas regiões da Europa, como Alemanha e Polônia, o si natural (ou bequadro) é notado com a letra H. O B é usado para o si bemol (B♮ = H e B♭ = B).
Algumas considerações importantes sobre violão/guitarra:
- Como convenção, são considerados instrumentos de temperamento igual.
- São instrumentos transpositores (notados uma oitava acima do som original).
- Na tabela anterior, as notas foram grafadas de acordo com a notação criada por Helmholtz.
Essa afinação ganhou o título de padrão porque mostrou-se a mais adaptável aos diferentes tipos de acordes e escalas, exigindo o menor esforço possível da mão esquerda. A separação entre a primeira (e') e segunda (b) cordas, assim como entre a terceira (g), quarta (d), quinta (A) e sexta (E) cordas feita pelo intervalo de cinco semitons (quarta perfeita) nos permite tocar a escala cromática com cada um dos quatro dedos da mão esquerda (considerando o polegar apenas como apoio) posicionados em um dos quatro primeiros trastes do braço (indicador no primeiro traste - dedo mínimo no quarto traste).
A separação entre a segunda (b) e terceira (g) cordas se dá pelo intervalo de quatro semitons (terça maior). Apesar dela quebrar o padrão de cinco semitons utilizado na separação das outras cordas, facilita e muito a formação de acordes e digitação de escalas mais populares , além de possibilitar uma maior diversidade nas posições dos dedos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário