quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Pedais: Distortions

 
Esses pedais, na maioria das vezes, são os mais importantes no setup de um guitarrista, principalmente se ele tocar Rock. Tirando a minoria que pode gastar rios de dinheiro comprando cabeçotes maravilhosos, como o Marshall JCM800 ou o Mesa Triple Rectifier, o resto não tem outra opção: faz o possível para conseguir um amp honesto, mas precisa dos pedais para alcançar o timbre que deseja.
Uma característica importante desses pedais é o seu excesso de Gain (ganho). É exatamente isso que os diferencia tão claramente dos Overdrives, pois eles conseguem atingir níveis de saturação muito mais elevados. Mas esse ganho todo tem um porém: costumam ser menos dinâmicos. Usando um Overdrive, você tem o controle muito maior do nível de saturação, mesmo com o Gain dele no talo, pois respondem bem a sua pegada e o controle de volume da guitarra. Já os pedais de distorção não são tão fáceis de serem "domados", pois com a saturação lá em cima, mesmo que você pegue mais leve, as nuances provocadas pelo alto ganho estarão lá. Claro que isso é amenizado ao se reduzir a quantidade de ganho, girando o knob do pedal, mas não dá pra ficar abaixando toda hora no meio do show.

  • Os principais modelos

Assim como nos Overdrives, essa lista de Distortions não está na ordem do melhor para o pior, nem vice-versa. Ela é totalmente aleatória, servindo como um guia para quem está a procura do pedal mais agradável aos seus ouvidos.
Outro ponto que vale ressaltar é o preço. Como alguns desses pedais são difíceis de serem achados aqui no Brasil, resolvemos colocar os preços em dólar para facilitar a comparação.


MARSHALL SHRED MASTER


  
Controles: Gain, Bass, Contour, Treble, Volume
True Bypass: Sim
Voltagem: 9V
Preço médio: $225,00
Review: Se você é um guitarrista a procura de uma distorção gorda e cheia de ganho, encontrará nesse pedal tudo que sempre sonhou. O Shred Master é incrível para metaleiros. Se somar um boost à sua distorção então... fica profissional. Para um pedal de distorção, até que pode ser considerado versátil, levando em consideração que com seus três equalizadores (bass, contour e treble), somados ao gain, possibilitam uma gama bem razoável de drives. Nada aconselhável para os bluseiros de plantão. Hoje em dia, o Shred foi descontinuado pela Marshall, sendo substituído pelo Guv'nor, mas ainda é possível achá-lo em sites de usados.



PROCO RAT 2


Controles: Distortion, Filter, Volume
True Bypass: Sim
Voltagem: 9V
Preço médio: $100,00
Review: Assim como o Ibanez TS808 é um clássico dos overdrives, podemos dizer o mesmo sobre o Proco Rat para as distorções. Essa caixinha preta já fez história nos pés dos mais famosos guitarristas, como Jeff Beck, Joe Walsh, David Gilmour, Andy Summers e Kurt Cobain. Diferentemente dos seus irmãos maiores, como o Turbo Rat, Deucetone Rat e You Diry Rat, esse é made in china, o que justifica seu preço mais em conta. O melhor é que essa diferença não se reflete na qualidade do Rat 2, fazendo desse pedal uma excelente escolha, principalmente para os fãs do Grunge.




KEELEY DS-1

 
Controles: Tone, Level, Dist
True Bypass: Sim
Voltagem: 9V
Preço médio: $120,00
Review: Sabe aquele pedalzinho laranja presente no pedalboard do Steve Vai? Aquele que você sempre achou ser o Boss DS-1? Então, acabamos de relevar o segredo do mestre. Na realidade, Vai usa um Keeley DS-1. Para listarmos as diferenças entre o modelo do Keeley, começamos pelo fato dele ser true bypass. Além disso, possui essa chave, localizada em baixo do knob Tone, que quando ativada, dá extra ganho ao pedal. Isso sem contar com o volume de saída muito mais alto que o DS-1 da Boss, o led azul (o original é vermelho), um led extra que acende quando a chave de extra ganho está ativada e uma quantidade bem menor de ruídos. Resumindo, se o Boss já era um bom pedal de distorção, o Keeley é ainda melhor.



ELECTRO-HARMONIX BIG MUFF PI

Controles: Volume, Tone, Sustain
True Bypass: Sim
Voltagem: 9V
Preço médio: $90,00
Review: Uma das distorções mais clássicas de todos os tempos. Para dizer a verdade, esse pedal é mais um Fuzz do que uma distorção propriamente dita, mas como muitos guitarristas usam o Big Muff como distortion, resolvemos colocá-lo aqui. Timbre perfeito para tocar Hendrix, Clapton (principalmente na época do Cream) e Gilmour. Este último, inclusive, utilizou-o como principal distorção no álbum Animals do Pink Floyd. Assim como todo pedal Fuzz/Distortion, só releva o seu verdadeiro potencial em volumes altos, especialmente quando o amp for valvulado.
 



ELECTRO-HARMONIX BIG MUFF PI (RUSSIAN)

 
Controles: Volume, Sustain, Tone
True Bypass: Sim
Voltagem: 9V
Preço médio: $70,00
Review: Quando os Big Muffs começaram a ser produzidos pela EHX, sua irmã russa Sovtek também passou a produzir seus próprios modelos. Foi assim que surgiu o tão famoso Bif Muff Pi Russian. Diferentemente do seu irmão americano, esse pedal tem um timbre mais macio, com menos cara de Fuzz e mais jeito de Distortion. Excelente para se tirar sons parecidos com Tony Iommi.

Video demo EHX Big Muff Pi Russian


MI AUDIO CRUNCH BOX


Controles: Volume, Tone, Gain
True Bypass: Sim
Voltagem: 9V
Preço médio: $130,00
Review: Se você é um dos guitarristas que gostam de tocar alto, esse pedal serve perfeitamente para o seu som. Quando usado em volumes baixos, seu som torna-se um pouco artificial, mas em altos volumes, seu timbre fica fantástico. O grande diferencial desse pedalzinho é a qualidade dos médios, muito bem definidos e presentes, o que faz dele ótimo para solos e riffs.

 



FULLTONE GT-500


Controles: Canal Booster/OD (Volume, Drive, Bass, Highs), Canal Distortion (Volume, Distortion, Bass, Mids, Highs) e uma chave para escolher qual canal vem primeiro (OD->Dist ou Dist->OD)
True Bypass: Sim
Voltagem: 9V
Preço médio: $200,00
Review: Esse é um dos pedais mais versáteis que se pode existir, até porque faz parte dos "dois em um", ou seja, comprando-o, você adquire um overdrive e uma distorção, simultaneamente. O auge desse pedal está no fato de poder combinar os canais. A chave que se encontra no meio dele te permite escolher se quer o overdrive como boost da distorção ou ao contrário, a distorção como boost do overdrive. Isso sem falar no equalizador de três bandas para distorção e de duas para o OD. Pena que seu preço é bem salgado, mas se pretende investir no seu timbre, é uma excelente opção.



BIXONIC EXPANDORA II


 
Controles: Drive, Gain, Tone, Level
True Bypass: Sim
Voltagem: 9V
Preço médio: $229,00
Review: Apesar do tamanho, esse pedal é violentíssimo. Sem auxílio de nenhum outro boost, seu ganho é suficiente para qualquer Hard Rock. Sua presença de médios é tão acentuada quanto do Crunch Box, porém com mais drive que o modelo da MI Audio. Além de ser uma ótima distorção, ainda tem uma versão chamada "Red Knob" onde os knobs ascendem (leds vermelhos) e há outra luz vermelha, localizada atrás do nome do pedal, que varia de acordo com a dinâmica da sua pegada. Muito maneiro. Mas claro que tantas parafernálias tecnológicas não poderiam ser baratas.



BOSS METAL ZONE


Controles: Level, High, Low, Middle, Mid Freq, Dist
True Bypass: Não
Voltagem: 9V
Preço médio: $90,00
Review: Esse é um dos pedais tops para bases de metal. Regulado corretamente, proporciona timbres incríveis para quem toca esse tipo de música. John Petrucci que o diga (o dele é o modelo modificado por Robert Keeley). O grande desafio do MT-2 é conseguir domar perfeitamente o seu equalizador, pois caso contrário, consegue-se facilmente chegar à famosa "distorção abelha". Um ponto negativo é sua pouquíssima versatilidade. Existem vários reviews espalhados pela internet falando que é possível chegar num blues usando o Metal Zone. Bom, possível até é, mas o timbre fica ridículo se comparado a um overdrive.




MARSHALL JACKHAMMER


 
Controles: Dois modos (O/D e Dist), Gain, Volume, Treble, Bass, Freq, Contour
True Bypass: Não (bypass passivo)
Voltagem: 9V
Preço médio: $200,00
Review: Muito comparado ao Boss Metal Zone, o Jackhammer possui médios e agudos menos saturados e mais fáceis de serem controlados do que seu concorrente. Além disso, seus controles são muito parecidos o que torna ainda mais comum a comparação. Nessa disputa, o Jackhammer sai na frente por ser mais versátil, graças aos seus dois modos (O/D e Dist).



LANDSPACE BRUTAL DISTORTION


Controles: Level, Bass, Sculp, Treble, Gain
True Bypass: Não
Voltagem: 9V
Preço médio: R$183,00 (preço em Real)
Review: Pedal nacional com ótimo acabamento, recomendado para quem considera o Metal Zone ou Jackhammer muito caros, pois sua proposta é a mesma desses dois modelos, com a vantagem de ser mais em conta, sem perder tanta qualidade. Seu equalizador de três bandas proporciona timbragens bem interessantes.
 



MXR DIME DISTORTION



Controles: Output, Bass, Mid, Treb, Gain e o botão Mid Scoop.
True Bypass: Sim
Voltagem: 9V
Preço médio: $120,00
Review: Esse pedal é para o pessoal que curte distorção nos níveis mais absurdo de ganho. Ele é tão alto que o knob de Gain quase não se altera, estando próximo ao mínimo ou ao máximo. Porradaria o tempo todo. A carta na manga do Dime Distortion é o botão chamado Mid Scoop (próximo ao Output) que abaixa a frequência do médios, dando um peso ainda maior à distorção. Realmente matador.



T-REX DR. SWAMP DOUBLE DISTORTION



Controles: Tone, Level, Gain A, Gain B
True Bypass: Sim
Voltagem: 9V
Preço médio: $250,00
Review: Mais um pedal da linha "dois em um", só que diferentemente dos anteriores, esse aqui são duas distorções em uma. Isso fica bem claro com os controles Gain A e Gain B. Não existe nada que diferencie um canal do outro em relação ao timbre, ou seja, comprando o Dr. Swamp Double Distortion, você acaba tendo dois Dr. Swamps em uma única caixa.



ZVEX BOX OF ROCK


Controles: Canal Boost (Boost), Canal Distortion (Tone, Drive) e o Vol para ambos.
True Bypass: Sim
Voltagem: 9V
Preço médio: $200,00
Review: Feito com a intenção de reproduzir a distorção dos Marshall JCMs, esse pedal é incrível. Tem dois canais, assim como o Fulltone GT-500, com o diferencial de um ser distorção e o outro o boost. No caso do GT-500, um é distorção e o outro overdrive. Isso tornaria o Box of Rock menos versátil, porém, a sensibilidade do knob Drive é tão grande, que ele só vira distorção propriamente dita depois de 15h (alusão à posição do ponteiro de um relógio, provando que esse pedal passeia facilmente entre drives leves e distorções. Perfeito para tocar Hard Rock.



T. MIRANDA ERUPTION


Controles: Tone, Volume, Distor
True Bypass: Sim
Voltagem: 9V
Preço médio: $180,00
Review: Pedal feito por um engenheiro brasileiro que não deixa nada a dever aos americanos. Além do timbre maravilhoso, é bem versátil, lembrando um pouco o Crunch Box, só que mais cremoso e menos estridente. Possui uma sensibilidade extremamente aguçada ao volume da sua guitarra, o que trás um dinamismo bem grande ao seu estilo de tocar.

 



IBANEZ JEMINI



Controles: Drive, Tone, Level (para ambos os canais)
True Bypass: Sim
Voltagem: 9V
Preço médio: $200,00
Review: Tava na hora do Vai lançar o seu pedal de distorção. Agora só falta o Wah-Wah para se igualar ao Zakk Wylde como maior homem-propaganda da indústria guitarrística mundial. Bom, além do visual totalmente diferente, do nome Vai metido na história e do preço salgadíssimo, não tem tantas novidades assim. Seguindo a mesma linha do T-Rex Dr. Swamp, são dois canais de distorção iguais, com equalizadores também iguais, dando a vantagem de não ter que ficar abaixando no meio do show para mudar a regulagem.



SUBDECAY BLACKSTAR


 
Controles: Dois knobs de drive, Tone, Volume
True Bypass: Sim
Voltagem: 9V
Preço médio: $165,00
Review: O Blackstar prova que tamanho não é documento. Se está a procura de um pedal high-gain, com ótimo timbre e compacto, não precisa procurar mais. Com faixa de médios muito equilibrada e extensa, ele lhe permite nivelar o pedal ao seu amplificador de guitarra, pois adapta-se perfeitamente aos mais variados amps. O Blackstar produz sua distorção por meio de cascatas (soma) de estágios de ganho, muito similar à um amp valvulado, onde cada fase é diferente.  A primeira fase usa um mosfet, e as duas fases seguintes usam jfets selecionados à mão, que são conhecidos por produzir harmônicos muito macios.




BARBER DIRTY BOMB

Controles: Volume, Treble, Bass, Gain
True Bypass: Sim
Voltagem: 9V
Preço médio: $100,00
Review: Esse pedal é extremamente agressivo. Como o próprio nome já diz, distorção realmente suja. Os adoradores de Grunge provavelmente irão reverenciá-lo. Devido ao seu excesso de médios, torna-se muito bom para Metal. Precisa-se tomar cuidado com os agudos pois eles podem destruir o seu timbre facilmente, é só ter um pouco de bom senso. O melhor desse pedal é o seu grave, muito presente, evitando assim a necessidade de um equalizador para boost.
 



SANSAMP GT-2


 
Controles: Level, High, Low, Drive
True Bypass: Sim
Voltagem: 9V
Preço médio: $180,00
Review: Na verdade, o GT-2 não é um pedal de distorção propriamente dito e sim, um simulador de amplificador. Resolvemos colocá-lo aqui pois ele se tornou tão popular sendo usado como pedal de distorção. Saturação impecável, um dos melhores timbres que já ouvi de um pedal, realmente incrível. Se somado a um boost então, dá pra viajar nos gêneros mais pesados sem qualquer problema.



  • Os distortions valvulados

Antes de mais nada, para aqueles que enxergam os pedais valvulados como solução dos seus problemas, vão com calma, eles jamais substituirão um amplificador valvulado e muito menos farão o seu transistorizado soar como um. Nada disso. Mas porque não, já que esses pedais possuem válvulas dentro deles? Bom, a resposta é bem simples. Esses pedais possuem válvulas no preamp, ao contrário dos amplificadores valvulados que as possuem no pré e no poweramp. Só esse detalhe já faz toda a diferença, pois o verdadeiro punch, dinâmica e harmônicos dessas válvulas origina-se do poweramp. Para os leigos, poweramp é o estágio de potência dos amps, já o pré é onde o som sofre tratamento. O verdadeiro timbre de um valvulado só é atingido com a combinação desses dois. Isso justifica o porquê de um pedal valvulado não conseguir substituir um amp.
De qualquer maneira, o som de um pedal com válvula é muito superior a um analógico.
Vamos aos tais:


MESA BOOGIE V-TWIN




Controles: Gain, Bass, Middle, Treble, Presence, Master
True Bypass: Sim
Voltagem: 18V
Válvulas: Duas 12AX7 EHX
Preço médio: $400,00
Review: Provavelmente, esse é o melhor pedal de distorção que já ouvi. Realmente complicado compará-lo com qualquer outro, pois nele encontra-se a qualidade da Mesa Boogie, desde o acabamento do pedal (impecável, a carcaça de tão revestida, pesa 8kg), até o circuito interno. Ele tem a opção de usar o modo Clean, caso não esteja satisfeito com o som limpo do seu amp, de colocar no modo Blues, trabalhando como um overdrive, ou então colocar no modo Full Distortion. O V-Twin é aquele tipo de pedal que nem adianta falar muito, só testando e ouvindo as demos para se ter noção. A única desvantagem que vejo dele, além do preço e do peso, obviamente, é o fato de não ter um footswitch para trocar os modos Clean e Blues. Só é possível trocá-los apertando um pequeno botão, o que dificulta na troca de efeitos durante o show, só sendo possível trocar via footswitch do clean direto pro full distortion, ou do blues para o full distortion. Fora isso, o pedal é perfeito.



METEORO DOCTOR DRIVE




Controles: Gain, Bass, Middle, Treble, Presence, Master
True Bypass: Sim
Voltagem: 18V
Válvulas: Duas 12AX7 Sovtek
Preço médio: R$550,00 (em Real)
Review: Notou alguma semelhança com o pedal anterior? Pois é, o Doctor Drive é um clone do V-Twin feito pela Meteoro. Quando digo clone, é clone mesmo, pois possui o mesmo modelo de válvulas, os mesmos controles e os mesmos canais (clean, blues, solo). A grande vantagem dele em relação ao concorrente americano é o preço, pois sendo um pedal fabricado no Brasil, sai muito mais em conta. Claro que por ser uma cópia, jamais chegará no nível do original, principalmente em termos de acabamento (o Mesa pesa 8kg, já o Dr. Drive, 2.5kg), porém para quem não tem tanta grana, o Doctor Drive é uma excelente escolha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário