quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Regulando uma Floyd Rose


Saber regular o seu instrumento é outro ponto importantíssimo na vida de um músico. Primeiro porque só assim você conseguirá tirar o máximo proveito dele, e segundo porque não dá para ficar gastando rios de dinheiro com luthiers.
Pensando nisso, resolvemos começar a colocar artigos ensinando como deve-se fazer a manutenção do seu instrumento. O primeiro dessa série é para os guitarristas, mostrando como é feita a regulagem de uma ponte Floyd Rose.
Para quem não sabe o que é essa fonte, segue-se uma pequena explicação:

  • Ponte Floyd Rose

A ponte de tremolo flutuante Floyd Rose se trata de um equipamento instalado em guitarras elétricas, desde o modelo clássico Stratocaster até Les Paul e Flying V, dotado de um sistema de micro-afinação que permite ajustar micro tons do instrumento, além de poder alterar o pitch da nota tanto ascendente quanto descendente.
Atualmente este tipo de sistema é adotado em guitarras como Ibanez, ESP, Fender, Jackson, Peavey, entre outras, sendo as preferidas entre os guitarristas de Heavy Metal e Hard Rock. Pode-se notar seu uso demasiado na década de 80, e entre seus maiores admiradores está Eddie Van Halen. O equipamento leva o nome Floyd Rose devido ao guitarrista homônimo que a patenteou. Esta ponte tem por característica marcante o som agudo.

Agora que todos já sabe o que é uma ponte Floyd Rose, vamos ao estudo.
Uma Floyd Rose é composta das seguintes partes:
 
A - Bloco para travar a corda (String Holder Block)
B - Carrinho (Saddle)
C - Microafinação (Fine Tuner)
D - Pivô
E - Haste ou alavanca
F - Mola
G - Prende molas (Spring Holder)
H - Baixa cordas
I - Trava (Lock Nut).

Antes de começar, lembre-se: não é recomendado que se tire todas as cordas para colocar cordas novas. O ideal é trocar corda por corda.
Afrouxe o Lock Nut, somente onde estão as 6ª e 5ª cordas. Afrouxe a 6ª corda pela tarracha, e retire-a, afrouxando o String Holder Block, aproveitando para limpar a superfície do Saddle e do Lock Nut onde ela estava, pois quando a corda está posicionada (tencionada), é muito difícil limpar essas partes. Essa limpeza torna-se importante, pois evita alterações no timbre e acúmulo de ferrugem na corda, evitando assim, que ela arrebente nesses locais.
Prenda a corda nova no Saddle, apertando o String Holder Block. Lembre-se que não é necessário usar muita força. Basta apertar até sentir um pouco de resistência, que está bom, nada de apertar até sair água, pois pode empenar.
Na sequência, passe a corda por dentro do buraco do pino da tarracha. Depois, passe por baixo do Baixa Cordas, sobre a superfície do Lock Nut.
Jamais estique a corda. Deixe-a frouxa o bastante para poder dar duas voltas no pino da tarracha depois de apertá-la. Essas voltas não devem ficar uma sobre a outra, ou sobrando espaço entre elas e devem ser dadas de cima para baixo.
Dessa maneira:


Afine a corda.
Agora, dê uma "lenhada" nela. Pegue-a com a mão, e a estique (puxando na direção contrária do braço). CUIDADO PRA NÃO FORÇAR DEMAIS E ARREBENTAR A CORDA!!!! Isso vai servir pra "lascear" a corda, dar uma alongada nela, evitando que ela desafine depois.
Depois, volte a afinar a corda. A afinação dela com certeza desceu muito, então repita isso até que a corda não desça mais a afinação.
Vá repetindo a mesma coisa nas demais cordas, tirando, limpando, colocando a nova e afinando. Uma de cada vez. A afinação deve seguir a seguinte ordem: 6ª corda, 5ª, 4ª, 3ª, 2ª e 1ª. Depois, torne a afinar, mas na ordem inversa (2ª, 3ª, 4ª, 5ª e 6ª) e assim por diante. Dessa forma, quase todas serão afinadas seguidamente, facilitando um pouco o processo.
Bom, agora vem a parte que todo mundo adora: deixar a Floyd nivelada.
Antes de mais nada, isso é um trabalho de paciência. Se você não tem isso, espero que pelo menos tenha dinheiro para pagar um luthier, seu vagabundo.
Primeiro, dê uma olhada se a Floyd está nivelada dessa maneira:


A Floyd tem que estar paralela ao corpo da guitarra. Se você tiver mudado a medida das cordas, a ponte, provavelmente, estará desnivelada.
Caso esteja mesmo, veja como é o desnível: para dentro do corpo ou para fora do corpo da guitarra.

Para dentro do corpo

 Para fora do corpo

Agora é a parte divertida. Quando se afrouxa os parafusos do Spring Holder, a afinação de todas as cordas desce, e quando se aperta os parafusos dele, a afinação de todas as cordas sobe. O Spring Holder também deve ficar alinhado, de maneira que o ajuste feito em um dos parafusos seja feito no outro também.

 
Ajuste do Spring Holder

Se o desnível estiver para dentro do corpo da guitarra, afrouxe um pouco os parafusos do Spring Holder, atrás da guitarra, e afine as cordas. Caso seja para fora, aperte um pouco os parafusos do Spring Holder, e novamente afine.
Não é tão simples quanto parece, pois você pode sair de um desnivelamento para o outro. O grande truque é manter a Floyd nivelada e afinada simultaneamente.
Depois de conseguir essa proeza, trave o Lock Nut. Lembre-se que não é necessário usar muita força, basta apertar até sentir um pouco de resistência. Use a chave Allen da mesma maneira demonstrada na foto a seguir, e faça os últimos ajustes com a microafinação (talvez seja necessário repetir a operação anterior, aquela divertida).

Chave Allen para os ajustes de microafinação

Agora, com a Floyd nivelada, é hora de ajustar as oitavas.
Ajustar as oitavas significa fazer com que cada casa da guitarra soe sua respectiva nota afinada, e isso depende da distância entre o Saddle e o Lock Nut. O ajuste consiste em alterar essa distância, movendo o Saddle para frente e para trás.

 Saddle

Toque o harmônico em cima do 19° traste da 6ª corda, e compare-o com a nota da 19ª casa da mesma corda, com um afinador eletrônico.

Obs: Sem afinador eletrônico, esquece.
Na corda Mi, o harmônico no 19° traste é a nota Si, e a nota da 19ª casa também é Si.
Se a nota da casa estiver acima do harmônico, o Saddle deverá ser movido para trás. Caso a nota esteja abaixo do harmônico, o Saddle deverá ser movido para frente.
Para mover o Saddle, solte primeiro o parafuso com uma chave Allen e empurre-o para frente ou para trás, usando uma chave de fenda. Depois, aperte novamente o parafuso com a chave Allen, como mostra a figura abaixo:


Faça isso até que a nota da casa se iguale à nota do harmônico.
Lembre-se que diminuindo ou aumentando a distância de uma corda entre o Saddle e o Lock Nut, a tensão dessa corda muda, o que pode gerar desnivelamento na Floyd Rose, desafinação da corda na qual está sendo feita a regulagem de oitavas, e desafinação das demais cordas. Se isso ocorrer, afine a corda e nivele a Floyd Rose antes de continuar regulando a oitava. Afine as cordas e nivele a Floyd antes de passar para a próxima corda.
Repita a operação nas demais cordas.
É importante lembrar que existem Floyd Roses por aí com qualidade duvidosa, sendo muito difíceis de se conseguir uma regulagem satisfatória e manter uma afinação estável.
Por último, com uma escova de dentes, espalhe óleo anti-ferrugem por todo o Floyd e Lock Nut (sem exageros).
Finalmente, depois desse exercício de paciência, curtar a sua guitarra reguladinha.

Créditos e agradecimentos a Renan Gomes por nos ter disponibilizado esse artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário