MAPEANDO O BRAÇO - OITAVAS E TRÍADES
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É possível conhecer todas as notas no braço do instrumento sem decorá-las, no sentido direto da palavra. É óbvio que, sem memorização, você não vai identificar as notas - sem usar pelo menos um pouquinho da memória, não saberíamos nem mesmo o nosso próprio nome....
A base deste método é compreender como são formados os acordes através do conceito de intervalos e graus, e dominar padrões de oitavas e tríades; TUDO o que vimos até agora vai se relacionar de uma maneira simples, e você vai, sem perceber, memorizar a posição das notas. Daí a encaixar os 4 BOXES básicos de escalas - de onde sairão as maiores, menores e as pentatônicas - será um pulinho.
Oitavas
Como vimos anteriormente, a Oitava é a nota que está distante um intervalo de 12 1/2tons da nota em questão - por coincidência, é a mesma nota, só que mais aguda ou mais grave. Novamente, voltarei a frisar: como todos os conceitos baseados em INTERVALOS, pode-se desenhar um padrão no braço do instrumento, e ele pode ser transportado para qualquer tom, somente movendo este padrão acima ou abaixo no braço. Vejamos na prática: pegue o nosso "fretboard" de alguns artigos atrás e isolemos a posição de uma única nota no braço todo - o Fá (F), por exemplo
(não se esqueça: do 12o. traste para a frente tudo se repete...):
0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13
e||-F--|----|----|----|----|----|----|----|----|----|----|----|-F--|
B||----|----|----|----|----|-F--|----|----|----|----|----|----|----|
G||----|----|----|----|----|----|----|----|----|-F--|----|----|----|
D||----|----|-F--|----|----|----|----|----|----|----|----|----|----|
A||----|----|----|----|----|----|----|-F--|----|----|----|----|----|
E||-F--|----|----|----|----|----|----|----|----|----|----|----|-F--|
Deste gráfico acima, podemos tirar PADRÕES de oitavas, válidos para QUALQUER nota em QUALQUER lugar do braço. Não acredita? Vamos lá:
[padrão 1] - (1)válido para 6a. corda
e||---|---|-8-|---|---|
B||---|---|---|---|---|
D||---|---|---|---|---|
G||---|---|---|---|---|
A||---|---|---|---|---|
E||---|---|-1-|---|---|
[padrão 2] - (1)válido para 6a. e 5a. cordas
e||---|---|---|---|---|
B||---|---|---|---|---|
D||---|---|---|---|---|
G||---|---|---|-8-|---|
A||---|---|---|---|---|
E||---|-1-|---|---|---|
[padrão 3] - (1)válido para 4a. e 3a. cordas
e||---|---|---|---|-8-|
B||---|---|---|---|---|
D||---|-1-|---|---|---|
G||---|---|---|---|---|
A||---|---|---|---|---|
E||---|---|---|---|---|
[padrão 4] - (1)válido para 6a. corda
e||---|---|---|---|---|
B||---|---|---|---|---|
D||---|-8-|---|---|---|
G||---|---|---|---|---|
A||---|---|---|---|---|
E||---|---|---|---|-1-|
[padrão 5] - (1)válido para 5a. e 4a. cordas
e||---|-8-|---|---|---|
B||---|---|---|---|---|
D||---|---|---|---|---|
G||---|---|---|-1-|---|
A||---|---|---|---|---|
E||---|---|---|---|---|
Pode me xingar à vontade.... você DEVE MEMORIZAR este 5 padrões. Por quê? Lembre-se que o braço é dividido em duas partes iguais: após o 12o. traste, tudo se repete. Suponha que você saiba as notas da 6a. corda até o 12o. traste. Se você dominar os padrões de oitavas, você será capaz de identificar TODAS as notas no braço. Realmente vale a pena...
Outra vantagem das oitavas é transportar "licks" (frases) de um lado para o outro do braço com rapidez, através da visualização dos padrões - isto é usado pra caramba por uma pá de bandas (quer um exemplo? "still loving you" - scorpions: os 2 licks distorcidos da introdução são o mesmo: o 2o. é tocado uma oitava acima do primeiro...)
O conceito também é válido para os baixistas: é muito comum utilizar-se oitavas como forma de "preencher" as lacunas ou ritmar uma melodia onde a mesma nota é tocada por vários compassos. Preste atenção em linhas de contrabaixo usadas em samba, pagode e surf music , por exemplo.
Treine randomicamente: escolha uma nota qualquer no braço, e tente achar pelo menos 2 oitavas desta nota. Faça isso com um monte de notas, por toda a extensão do braço - inclusive, usando as cordas soltas. Pratique bastante, e logo vc. estará memorizando os padrões. SOMENTE quando isto acontecer, leia o resto deste artigo....he,he,he.
Tríades
As tríades são acordes formados por três notas, determinadas, em cada caso, por sua posição relativa a intervalos na escala, de acordo com seus graus. Não entendeu nada? Vamos traduzir com um exemplo. Tomemos a escala de Dó maior (C - de novo...):
C D E F G A B C
I II III IV V VI VII VIII
Temos acima as notas e os graus. Isto deve ser conhecido a este ponto - caso contrário, releia os artigos anteriores. Não é necessário decorar, apenas compreendê-los.
Tríades Maiores
Vamos nos basear na escala acima e extrair a tríade maior. As tríades maiores são as formadoras dos acordes maiores - logo, como vimos em Dominando Acordes, a fórmula para obtermos as tríades maiores só poderia ser: Tônica, 3a. e 5a. ou I,III,V.
No caso de C = C(I), E(III) e G(V). Vejamos no braço:
0 1 2 3 4
e||---|---|---|---| = E
B||-x-|---|---|---| = C
G||---|---|---|---| = G
D||---|-x-|---|---| = E
A||---|---|-x-|---| = C
E||---|---|---|---| = (normalmente não é tocada, para manter a tônica mais grave)
Temos o acorde de C (dó maior) no braço e do lado direito, as notas. Que coincidência, não?
Quer tentar outro? Vamos para o de D (ré maior):
D E F# G A B C# D
I II III IV V VI VII VIII
Nossa tríade maior seria: D(I), F#(III) e A. Vamos conferir:
0 1 2 3 4
e||---|-x-|---|---| = F#
B||---|---|-x-|---| = D
G||---|-x-|---|---| = A
D||---|---|---|---| = D
A||---|---|---|---| = x(muda)
E||---|---|---|---| = x(muda)
Incrível, não???? Com apenas três notas, temos os acordes. Agora que entendemos o espírito das tríades maiores, vamos tentar PADRONIZAR GRAFICAMENTE a coisa.
Vamos trabalhar, por exemplo, com um acorde que você deve costumar conhecer através da pestana: o acorde de F (Fá maior). Vamos puxar a escala:
F G A Bb C D E F
I II III IV V VI VII VIII
A nossa tríade seria F-A-C. Vamos localizar no braço a posição relativa das três notas:
0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13
e||-F--|----|----|----|-A--|----|----|-C--|----|----|----|----|-F--|
B||-C--|----|----|----|----|-F--|----|----|----|-A--|----|----|-C--|
G||----|-A--|----|----|-C--|----|----|----|----|-F--|----|----|----|
D||----|----|-F--|----|----|----|-A--|----|----|-C--|----|----|----|
A||----|----|-C--|----|----|----|----|-F--|----|----|----|-A--|----|
E||-F--|----|----|----|-A--|----|----|-C--|----|----|----|----|-F--|
Perceba que a nossa "amiga" Pestana de F está assinalada nas 3 primeiras casas: na 1a., a pestana, para prendermos ao mesmo tempo F,C,F; na 2a. casa o A, e na 3a. F,C.
Retorno a um conceito importantíssimo: todo padrão baseado em intervalo pode ser transportado acima ou abaixo do braço, desde que mantenhamos os intervalos: BINGO!!!! Se você utilizar este padrão, apenas substituindo a tônica (a nota da 6a. corda) você vai poder fazer qualquer acorde maior utilizando pestana. Veja o padrão de "pestana maior" a partir da Tônica na 6a. corda:
e||---|-1-|---|---|---|
B||---|-5-|---|---|---|
D||---|-X-|-3-|---|---|
G||---|-X-|---|-1-|---|
A||---|-X-|---|-5-|---|
E||---|-1-|---|---|---|
Aliás, do padrão acima tira-se o que guitarristas chamam de "Power Chords" (ou power acordes) - que são o uso da Tônica mais a 5a, como I-V-I ou somente I-V. Vamos entrar nisto em um artigo isolado logo adiante. Mas voltemos à nossa tríade: para agruparmos as 3 notas (em 3 cordas adjacentes), teríamos o seguinte padrão:
e||---|---|---|---|---|
B||---|-5-|---|---|---|
D||---|---|-3-|---|---|
G||---|---|---|-1-|---|
A||---|---|---|---|---|
E||---|---|---|---|---|
Mas o gráfico não evidencia somente isto; observe nas casas 5 e 6. Não conhece a "forma" desta tríade? Sim, é a forma do D (Ré maior), só que em outro lugar. Se você tocá-lo na 5a. casa, vai obter um F. É isso mesmo, confira as notas: C-F-A. A isto chama-se inversão de acorde (porque as notas não aparecem na mesma ordem da escala), muito conhecida de pianistas - que utilizam os acordes invertidos pela disposição das notas no teclado. Este tipo de acorde é muito utilizado para acompanhar teclados - ou para substituí-los, no caso de sua banda não contar com um. Tente uma experiência: enquanto uma guitarra toca o acorde tradicional, na pestana, ligeiramente "Overdrive", mande uma tríade numa guita limpa ou adicionada de chorus (que enfatiza mais ainda a proximidade sonora do teclado). Você está começando a diversificar sua gama de timbres.
Vamos ver o padrão:
e||---|-3-|---|---|---|
B||---|---|-1-|---|---|
D||---|-5-|---|---|---|
G||---|---|---|---|---|
A||---|---|---|---|---|
E||---|---|---|---|---|
Outra "forma" velha conhecida nossa: a forma do C (dó maior). Veja nas casas 6,7,8. Neste caso, temos somente o I e III graus, porque no caso do C, o V grau é a corda solta (G). Mas o nosso padrão de tríade, que é o que interessa, não tem a "forma" do C. Nosso padrão é o seguinte:
e||---|---|---|---|---|
B||---|---|-1-|---|---|
D||---|-5-|---|---|---|
G||---|---|---|-3-|---|
A||---|---|---|---|---|
E||---|---|---|---|---|
Outra tríade direta (na ordem que aparece na escala) pode ser observada nas casa 8 e 10:
e||---|-5-|---|---|---|
B||---|---|---|-3-|---|
D||---|---|---|-1-|---|
G||---|---|---|---|---|
A||---|---|---|---|---|
E||---|---|---|---|---|
Mais uma, invertida, no "formato" A (Lá maior) - casa 10:
e||---|---|---|---|---|
B||---|---|---|-3-|---|
D||---|---|---|-1-|---|
G||---|---|---|-5-|---|
A||---|---|---|---|---|
E||---|---|---|---|---|
Quer mais? Observe as casas 10-12:
e||---|---|---|---|---|
B||---|---|---|---|---|
D||---|-1-|---|---|---|
G||---|-5-|---|---|---|
A||---|---|---|-3-|---|
E||---|---|---|---|---|
Ainda tem mais: casas 1-2
e||-1-|---|---|---|---|
B||-5-|---|---|---|---|
D||---|-3-|---|---|---|
G||---|---|---|---|---|
A||---|---|---|---|---|
E||---|---|---|---|---|
Mas para que serve esta coisa toda? Bem, vamos à prática:
1.) Um exemplo foi dado acima: as tríades invertidas proporcionam som semelhante ao obtido por teclados - pela sua construção na mesma sequência da escala do piano. POde-se usar para acompanhamento ou simulação deste timbre;
2.) Violonistas acústicos vão adorar tocar músicas substituindo as pestanas por tríades, por serem muito mais simples e muito menos cansativas do que elas - principalmente em transições constantes;
3.) As tríades proporcionam sequências de acordes magníficas, por manterem os tons e alterarem apenas os intervalos - (Gênesis, The Who, Dire Straits e Van Halen usam e abusam de tríades - e são "apenas"3 notinhas...);
4.) Bandas com duas guitarras ou 1 guitarra e 1 violão podem e DEVEM utilizar acordes comuns + tríades, tríades + tríades ou power acordes + tríades. É um verdadeiro "saco" aquela barulhada de 12 cordas idênticas com o mesmo timbre - a menos que você esteja tocando Heavy Metal com Power Chords em oitavas diferentes ou Trash, Dark, Death qqer. coisa do gênero - onde quanto mais barulho, melhor;
5.) Como já disse, os padrões são transportáveis para qqer. lugar do braço - logo, se você montou uma tríade de A(Lá) e o próximo acorde é G(sol), deslize seus dedos dois trastes para trás e - Voilá!!! não mexeu nenhum dedo e o novo acorde já está FEITO!!
6.) As relações de graus nas tríades são úteis também em solos - você deve estar cansado de ouvir e/ou tocar "double-stops" (pegadas c/ 2 notas de uma só vez). Elas são baseadas na relação das notas da tríade, em pares I-III, III-V ou I-V. Conhecendo as tríades, você pode enriquecer seus licks com double-stops facilmente;
7.) Ainda falando sobre solos, licks e riffs famosíssimos foram e são construídos utilizando-se somente tríades. Ouça "Sultans of Swing"(Dire Straits) ou "Hotel California"(Eagles) e perceba que instrodução e solos são nada mais do que as tríades dos acordes das músicas com alguns "assessórios" básicos, como slides, bends, cromáticos, harmônicos... tudo simples e com um efeito sonoro agradabilíssimo - as duas composições são Clássicos!
Quer ver como nosso método está se encaixando? Se você REALMENTE já decorou os padrões de oitava, vai achar um BICO adicionar III e V graus - que também seguem os mesmos padrões de oitava. Tente! Você nunca imaginou que poderia fazer aquele A (lá maior) da sua primeira aula de violão em tantos lugares diferentes...
Você pode não estar acreditando nisto, mas acabamos de estabelecer uma coisa sensacional, a qual, após dominada, trará para você o mapeamento total do braço do instrumento, proporcionando facilidade no estudo de notas, escalas, acordes.... - TUDO o que for feito em cima do braço.
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